Exercícios de máquinas simples do 7º ano com respostas

Os exercícios de máquinas simples do 7º ano são uma forma de testar o conhecimento dos alunos sobre os princípios básicos de física. Esses exercícios envolvem o estudo de alavancas, polias, roldanas, planos inclinados e outras máquinas simples.

Aqui estão alguns exemplos de exercícios de máquinas simples do 7º ano, juntamente com as respostas correspondentes:

1. Uma alavanca é uma máquina simples que consiste em uma barra rígida e um ponto de apoio. Qual é a fórmula para calcular a vantagem mecânica de uma alavanca?
Resposta: Vantagem Mecânica = Distância do ponto de apoio ao ponto de aplicação da força / Distância do ponto de apoio ao ponto de sustentação da carga.

2. Uma polia fixa tem uma vantagem mecânica de 1, pois não há mudança na direção da força. Verdadeiro ou falso?
Resposta: Verdadeiro.

3. Qual é o princípio por trás de um plano inclinado?
Resposta: Reduzir a força necessária para levantar um objeto, aumentando a distância sobre a qual a força é aplicada.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais exemplos de exercícios de máquinas simples do 7º ano e suas respostas:

https://www.youtube.com/embed/GolHuMCtInw

Índice
  1. Exercícios de máquinas simples 7º ano com gabarito
  2. Exercicios sobre alavancas 7ano

Exercícios de máquinas simples 7º ano com gabarito

As máquinas simples são dispositivos que facilitam o trabalho humano, permitindo realizar tarefas de forma mais eficiente. No 7º ano do ensino fundamental, é comum estudar sobre as máquinas simples e realizar exercícios para fixar o conteúdo. Neste artigo, apresentaremos alguns exercícios de máquinas simples para o 7º ano, juntamente com seus gabaritos.

Exercício 1:

Um aluno precisa levantar uma caixa de 100 kg. Ele decide usar uma roldana fixa para facilitar o trabalho. Qual será a força que o aluno precisará fazer para levantar a caixa?

Gabarito:

A roldana fixa não diminui a força necessária para levantar a caixa. Portanto, o aluno precisará fazer uma força de 100 kg para levantar a caixa.

Exercício 2:

Um aluno deseja abrir uma porta que está emperrada. Ele decide utilizar uma alavanca para facilitar a tarefa. A distância do ponto de apoio até o ponto de aplicação da força é de 1 metro, e a distância do ponto de apoio até o peso da porta é de 0,5 metros. Se o peso da porta é de 40 kg, qual será a força necessária para abri-la?

Gabarito:

Utilizando a fórmula da alavanca, podemos calcular a força necessária:

Força x Distância do ponto de apoio até o ponto de aplicação da força = Peso x Distância do ponto de apoio até o peso da porta

Força x 1 = 40 x 0,5

Força = 20 kg

Portanto, o aluno precisará fazer uma força de 20 kg para abrir a porta.

Exercício 3:

Um aluno precisa erguer um objeto de 200 kg para colocá-lo em uma prateleira. Ele decide utilizar uma polia móvel para facilitar o trabalho. Se a polia móvel reduzir a força pela metade, qual será a força que o aluno precisará fazer para erguer o objeto?

Gabarito:

Se a polia móvel reduz a força pela metade, a força necessária será metade do peso do objeto.

Força = 200 kg / 2

Força = 100 kg

Portanto, o aluno precisará fazer uma força de 100 kg para erguer o objeto.

Exercício 4:

Um aluno está empurrando uma caixa de 50 kg ao longo de um plano inclinado. O plano inclinado tem uma altura de 4 metros e um comprimento de base de 8 metros. Se o coeficiente de atrito entre a caixa e o plano inclinado é de 0,2, qual será a força necessária para mover a caixa?

Gabarito:

Para calcular a força necessária, devemos levar em consideração o peso da caixa e o atrito.

Peso da caixa = 50 kg x 9,8 m/s² (aceleração da gravidade)

Peso da caixa = 490 N

Atrito = coeficiente de atrito x peso da caixa

Atrito = 0,2 x 490 N

Atrito = 98 N

Força necessária = Peso da caixa + Atrito

Força necessária = 490 N + 98 N

Força necessária = 588 N

Portanto, o aluno precisará fazer uma força de 588 N para mover a caixa.

Exemplo de plano inclinado

Estes são apenas alguns exemplos de exercícios de máquinas simples que podem ser encontrados no 7º ano do ensino fundamental. É importante praticar e entender os conceitos por trás de cada máquina simples para resolver corretamente os exercícios. Com a prática, você se tornará mais familiarizado com as máquinas simples e poderá aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.

No artigo sobre Exercícios de máquinas simples do 7º ano, foram abordados diversos conceitos e questões relacionadas ao estudo dessas máquinas. Foram apresentados exercícios práticos e teóricos, que visam a compreensão e aplicação dos princípios das máquinas simples. As respostas estão disponíveis em formato

Exercicios sobre alavancas 7ano

Exercícios sobre alavancas para o 7º ano

As alavancas são máquinas simples que consistem em uma barra rígida apoiada em um ponto de apoio, chamado de fulcro. No 7º ano, é importante que os estudantes compreendam os conceitos básicos das alavancas e sejam capazes de resolver exercícios práticos relacionados a elas. Aqui estão alguns exercícios sobre alavancas para ajudá-los a praticar e a solidificar seus conhecimentos.

Exercício 1: Um menino está tentando levantar um objeto pesado usando uma alavanca. Ele empurra para baixo com uma força de 50N a 2 metros do fulcro. Qual deve ser a força aplicada no outro lado da alavanca para equilibrar o objeto?

Resposta: Usando a fórmula da alavanca, podemos calcular a força necessária. A fórmula é F1 x D1 = F2 x D2, onde F1 é a força aplicada, D1 é a distância da força aplicada ao fulcro, F2 é a força necessária e D2 é a distância da força necessária ao fulcro. Substituindo os valores conhecidos, temos 50N x 2m = F2 x D2. Portanto, a força necessária seria de 100N, desde que a distância D2 seja de 1 metro.

Exercício 2: Um garçom está usando uma alavanca para levantar uma bandeja cheia de pratos. Ele aplica uma força de 60N a 0,5 metros do fulcro. A bandeja pesa 120N. Qual é a distância do fulcro onde a bandeja deve ser colocada para equilibrar a alavanca?

Resposta: Usando a mesma fórmula da alavanca, podemos calcular a distância necessária. A fórmula é F1 x D1 = F2 x D2. Substituindo os valores conhecidos, temos 60N x 0,5m = 120N x D2. Portanto, a distância D2 deve ser de 0,25 metros para equilibrar a alavanca.

José Manuel Costa

Olá, eu sou José Manuel, um autor apaixonado e especialista em fitness e saúde. Na página web BodySAT, eu compartilho meu conhecimento e experiência sobre exercícios, dicas de treinamento e informações sobre escolas de educação física. Meu objetivo é ajudar os leitores a alcançarem seus objetivos de saúde e bem-estar, fornecendo conteúdo relevante e confiável. Junte-se a mim no BodySAT para descobrir como alcançar uma vida mais saudável e ativa!

  1. Albertina Farinha dice:

    Esse gabarito tá errado, galera! Quem concorda? Vamos discutir nos comentários!

  2. Hugo Melo dice:

    Ah, amigo, não concordo não! Acho que o gabarito tá certo sim. Vamos analisar melhor antes de criticar, né? Cada um tem sua opinião, mas acho que vale a pena considerar outros pontos de vista antes de julgar

  3. Thayna Lourenço dice:

    Acho que os gabaritos deveriam ser mais desafiadores para os alunos. O que acham?

  4. Goncalo Candido dice:

    Será que as respostas estão certas? 🤔 Gabarito nem sempre tá certo, né?

  5. Sandra Santos da Silva dice:

    Claro que as respostas estão certas! Confie no gabarito, ele está lá pra isso. Não dá pra ficar duvidando de tudo, não é? Se não confia no gabarito, melhor nem fazer a prova. 😉

  6. Mateus do Espirito Santo dice:

    Gente, será que esses exercícios de máquinas simples tão difícil assim? Alguém aí conseguiu entender? 🤔

  7. Fernanda dos Santos Silva dice:

    Eita, mas esses exercícios de máquinas simples são difíceis, hein? Quem topa encarar? 🤔🔧

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