Exercícios de hereditariedade para o 9º ano com respostas

Neste artigo, apresentaremos uma seleção de exercícios de hereditariedade para os alunos do 9º ano. Esses exercícios ajudarão a reforçar o aprendizado sobre os princípios básicos da hereditariedade, como os genes, alelos e a transmissão de características dos pais para os filhos.

Exercício 1: Qual é a probabilidade de um casal com um pai com olhos azuis (homozigoto recessivo) e uma mãe com olhos castanhos (heterozigoto) ter um filho com olhos castanhos?

Exercício 2: Um casal tem dois filhos, sendo um menino com fenótipo Aa e uma menina com fenótipo aa. Qual é o genótipo do pai e da mãe?

Confira as respostas para esses exercícios no vídeo abaixo:

Índice
  1. Exercícios de hereditariedade 9º ano com respostas
  2. Hereditariedade 9 ano exercicios
  3. Exercicios de hereditariedade

Exercícios de hereditariedade 9º ano com respostas

Os exercícios de hereditariedade são uma parte importante do currículo escolar para os alunos do 9º ano. Eles ajudam a compreender os princípios básicos da genética e como as características são transmitidas de geração em geração. Neste artigo, vamos explorar alguns exercícios com respostas para ajudar os alunos a praticar e aprofundar seus conhecimentos nessa área.

1. Exercício: Um casal tem olhos castanhos. Sabendo que a cor dos olhos é determinada por um par de genes, sendo que o gene para olhos castanhos é dominante (A) e o gene para olhos azuis é recessivo (a), qual a probabilidade de eles terem um filho com olhos azuis?

Resposta: Para que um filho tenha olhos azuis, ambos os pais devem ser portadores do gene recessivo (aa). Se ambos têm olhos castanhos, eles são heterozigotos (Aa). Portanto, a probabilidade de terem um filho com olhos azuis é de 25% (1 em 4).