Exercícios de concordância verbal e nominal com respostas

Os exercícios de concordância verbal e nominal são fundamentais para a correta utilização da língua portuguesa. Neste artigo, apresentamos uma série de exercícios com respostas para que você possa praticar e aprimorar seus conhecimentos.

A concordância verbal diz respeito à relação entre o verbo e o sujeito da frase, enquanto a concordância nominal refere-se à relação entre o substantivo e seus modificadores, como adjetivos e artigos.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o assunto:

Depois de assistir ao vídeo, teste seus conhecimentos com os exercícios abaixo. Confira as respostas no final para verificar seu desempenho.

Exercícios de concordância verbal e nominal com gabarito

Os exercícios de concordância verbal e nominal são fundamentais para a correta construção gramatical das frases. A concordância verbal se refere à relação entre o verbo e o sujeito da frase, enquanto a concordância nominal diz respeito à relação entre os substantivos, adjetivos, pronomes e artigos.

Para facilitar o estudo e a prática desses conceitos, existem diversos exercícios disponíveis, com gabarito, que ajudam os estudantes a fixarem as regras e aperfeiçoarem seus conhecimentos. Esses exercícios podem ser encontrados em livros didáticos, apostilas, sites e até mesmo em aplicativos.

Os exercícios de concordância verbal e nominal com gabarito são especialmente úteis, pois permitem que o estudante verifique se suas respostas estão corretas e identifique possíveis erros cometidos. Além disso, ao conferir o gabarito, o estudante tem a oportunidade de compreender melhor as regras gramaticais e corrigir eventuais dúvidas.

Um exemplo de exercício de concordância verbal com gabarito é o seguinte:

"Complete as lacunas com o verbo adequado, de acordo com a concordância verbal correta."

1. Maria e João ___________ (viajar) para a praia todos os anos.

a) viajaram

b) viajou

c) viajam

d) viajou

e) viajam

exercicio-verbo

Nesse exemplo, o estudante deve escolher a alternativa correta que indique o verbo no tempo adequado e concordante com o sujeito composto "Maria e João". A resposta correta seria a alternativa "c) viajam".

Outro exemplo de exercício de concordância nominal com gabarito é o seguinte:

"Complete as lacunas com o adjetivo adequado, de acordo com a concordância nominal correta."

1. Aquele casaco é ___________ (bonito).

a) bonitos

b) bonita

c) bonitos

d) bonito

e) bonita

exercicio-adjetivo

Nesse caso, o estudante deve escolher a alternativa correta que indique o adjetivo concordante com o substantivo "casaco". A resposta correta seria a alternativa "d) bonito".

Os exercícios de concordância verbal e nominal com gabarito são essenciais para o aprendizado da língua portuguesa, pois permitem ao estudante praticar as regras gramaticais de forma interativa e verificar seus acertos. Além disso, auxiliam na fixação dos conteúdos e no desenvolvimento da habilidade de construir frases corretas e coerentes.

É importante ressaltar que, além de realizar exercícios, é fundamental estudar as regras gramaticais e entender os princípios da concordância verbal e nominal. Dessa forma, o estudante estará melhor preparado para responder aos exercícios e aplicar corretamente esses conceitos no dia a dia da escrita e da fala.

Neste artigo, abordamos os exercícios de concordância verbal e nominal, que são fundamentais para uma escrita correta e coerente. Através de exemplos práticos e respostas detalhadas, é possível compreender as regras e aplicá-las de forma adequada. A concordância verbal se refere à harmonia entre o verbo e o sujeito, enquanto a concordância nominal diz respeito à relação entre o substantivo e seus modificadores. Com a prática desses exercícios, é possível aprimorar a habilidade de concordar corretamente, evitando erros comuns. Aprofunde seus conhecimentos e torne-se um mestre da concordância verbal e nominal.

  1. Pamela Matias dice:

    Cara, tem certeza que as respostas estão certas? Acho que algo tá errado aí

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Subir